• dr. saulodentista

SAULO DENTISTA PRESTIGIA PALESTRA NESTA SEXTA (9)

O cirurgião-dentista e presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Poá, vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa, o Dr. Saulo Dentista, é presença confirmada na palestra que a Secretaria de Saúde de Poá realizará, por meio da Coordenação de Saúde Bucal, no próximo dia 9, das 8h30 às 12h30. O evento é voltado aos profissionais da área de Odontologia da região. O objetivo, além de comemorar o Dia do Dentista, ocorrido no dia 25 de outubro, é trazer conhecimento sobre as novas técnicas voltadas à área odontológica.       

Na ocasião, a cirurgiã-dentista, especialista em Periodontia pela FOUSP, mestre e doutora em Saúde Pública pela USP, dra. Regina Auxiliadora Amorim Marques, ministrará sobre o tema “Cimentos de Ionômero de Vidro e seus Benefícios”.

O evento será no Plenário Vereador Osvaldo Leite Dantas, na Câmara Municipal de Poá (Rua Vereador José Calil, 100).

“Estaremos em Poá neste dia conversando com os colegas da rede municipal e convidados sobre Cimentos de Ionômero de Vidro. Trata-se de um material de elevada adesividade aos dentes e com a capacidade de promover remineralização das superfícies com as quais ele estiver em contado”, explica a cirurgiã-dentista, acrescentando que o produto pode ser usado para proteção dos dentes, antes da restauração definitiva com materiais resinosos ou com amálgama. Ela diz, ainda, que o produto também serve para cimentação de peças protéticas e para restaurações definitivas em dentes decíduos (conhecidos popularmente como dentes de leite) e temporárias em dentes permanentes.

Saulo Dentista enfatiza que esta palestra dará a oportunidade aos profissionais da cidade poderem se reciclar, conhecendo e se atualizando sobre novas técnicas existentes no mercado. “É muito importante que possamos reunir, neste dia, o maior número possível de pessoas ligadas ao setor, tanto dentistas quanto auxiliares”.   Para o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Poá, dr. João Jurandir Simões Júnior, é muito importante que todos os profissionais do setor participem desse evento. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos pelo Dia do Dentista e também estendo as homenagens às auxiliares e a todos os envolvidos no setor odontológico da cidade. Quero também reiterar o convite para que este evento seja um sucesso.”         

Técnica

O tratamento restaurador atraumático - ART é uma técnica de alta  cobertura e utiliza cimento de ionômero de vidro restauradores. Essa técnica foi proposta pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e tem sido utilizada para aumentar a longevidade de dentes naturais em todas as idades. ”A relação custo-benefício e altamente positiva e está indicada para todas as idades, sempre em associação a outras medidas de promoção de saúde bucal”, frisa a dra. Regina. A profissional explica, ainda que, enquanto o material está no meio bucal e captura os ions fluoreto que estão disponíveis, promove a formação de um tecido mais resistente aos ácidos. “Essa técnica tem sido capaz de aumentar o tempo de vida de dentes naturais”, revela a especialista.

Currículo da Palestrante

Cirurgiã-dentista desde 1982, formada pela FOUSP, dra. Regina Auxiliadora Amorim Marques é especialista em Periodontia pela FOUSP - FUNDECTO. Mestre e doutora em Saúde Pública pela FSP - USP, foi assessora técnica de saúde bucal da SMS - PMSP de 2000 a 2017. Assessora da Coordenadoria de Vigilância em Saúde da PMSP - programa VIGIAGUA (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano), pesquisadora do Centro Colaborador do Ministério da Saúde em Vigilância da Saúde Bucal (CECOL) da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da Universidade de São Paulo e Membro do grupo gestor do SB BRASIL 2010 (Pesquisa Nacional de Saúde Bucal). Foi docente das Universidades Metodista de São Paulo, Unisanta (Santos) e UNIP (São Paulo).

Texto: Vania Sousa - assessora de Imprensa e parlamentar

Telefone: 11 96565-4394





37 visualizações

Fale com Saulo Dentista

 
icone-facebook.png
marca.png