• dr. saulodentista

Saúde apresenta prestação de contas do 2º quadrimestre

O presidente da Comissão de Educação, Saúde e Assistência Social, o vereador Saulo Teixeira Alberto da Costa (PSL), o Dr. Saulo Dentista, conduziu, na manhã desta sexta-feira (28), a audiência pública que teve como objetivo a prestação de contas da Secretaria de Saúde, onde foi apresentado o relatório do 2º quadrimestre de 2018.

Na ocasião, dr. Saulo Dentista e outros vereadores presentes aproveitaram para cobrar atendimento de qualidade à população em diversas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), hospital e setores ligados à área.  

O secretário de Saúde, Marquinhos da Indaiá, que viajou para Brasília, foi representado pelo médico Walter Gilberto Guinger, que prestou esclarecimentos sobre a demora de exames e consultas médicas, falta de radiografia panorâmica e próteses no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), bem como manutenção e reforma em prédios e veículos, entre outros assuntos.

“Indaguei o médico sobre o funcionamento do CROS (Central de Regulação de Ofertas e Serviços de Saúde), a forma como é gerenciado. É tendencioso, peço que seja solucionado, que funcione para que toda a população seja beneficiada.”

Dr. Walter respondeu que dentro de, no máximo, 30 dias, as informações devem estar no site da Transparência da Prefeitura, para que a população tenha acesso.

Outro ponto citado pelo vereador Saulo Dentista foi sobre uma grande queixa dos pacientes, que não encontram dentistas, enfermeiros e outros funcionários nas UBSs. “Sugeri que seja instalado ponto digital nas unidades para tentar ajudar no melhor funcionamento do sistema da saúde”.

Odontomóvel

Sobre o Odontomóvel (que custou quase R$ 200 mil), comprado a pedido do presidente da comissão, e que não está sendo utilizado, Saulo Dentista disse que o veículo está parado, entre outras questões. “Quero saber por que e peço que o equipamento seja devolvido à população. É inadmissível que este veículo tão importante esteja parado”. Sobre isso, o médico Walter disse que algumas medidas estão sendo tomadas.

“Chega de contratos amarrados, processos que não saem do papel, tudo andando a passos de tartaruga, esbarrando na burocracia”, disse o vereador Saulo Dentista, que perguntou, ainda, qual empresa irá gerir a rede de saúde, incluindo o setor ondontológico na cidade. O coordenador de Saúde Bucal, dr. João Jurandir Simões Júnior, disse que será a Peliserv, ganhadora da licitação.

Saulo Dentista ainda lembrou que espera que as obras do Saúde da Criança, o Centro de Especialidades, bem como o Balneário, a Praça da Juventude, algumas retomadas em período eleitoral, saiam dentro do prazo e que continuem depois das eleições. “Minha esperança é que sejam finalizadas e entregues à população. Também espero que na próxima reunião de prestação de contas as coisas tenham melhorado significativamente.”      

Ao final, o presidente da Comissão da Saúde agradeceu a presença dos membros Saulo Souza, Marinho do Jornal, e dos vereadores Toninho da Biblioteca, Deneval Dias e Maçã do Amor, ao médico Walter Guinger, aos funcionários da saúde e a todos que compareceram e ajudaram a realizar o evento.



Fotos e Texto:

Vania Sousa – jornalista

11 96565-4394

20 visualizações

Fale com Saulo Dentista

 
icone-facebook.png
marca.png